segunda-feira, 2 de maio de 2016

A questão do microclima

Olá, pessoas!
Cria da cidade, adepta do conforto e amante do clima agradável, venho hoje falar pra vocês de um dos tópicos que mais me preocupam na concepção do estilo da minha futura casa: o microclima.
Mas, Jéssica, o que é isso de microclima? 
Vem comigo que eu prometo explicar direitinho.

Comecemos do começo, rs.

O que é microclima?

substantivo masculino
clim variação localmente restrita do padrão climático geral em decorrência de condições físicas específicas, como a topografia, a vegetação e o solo.

Em exemplos práticos, sabe como a gente sente mais confortável em espaços arborizados e desconfortáveis nos centros urbanos superpopulosos? Isso se dá, porque o acúmulo de pessoas, carros e movimento deixam aquela região extremamente quente. Em contrapartida, as zonas verdes, tendem a amenizar essa sensação, seja pela sombra gerada pelas árvores, pelo redirecionamento do vento em suas copas ou pela umidade vinda da transpiração da vegetação.

Até aqui ok, mas o que isso tem a ver com a minha casa?

Se você não quer morar dentro de um forno, absolutamente TUDO. Sendo assim, temos que nos preocupar com alguns fatores principais antes da construção:


  • Conheça seu terreno. 
Se você é como eu e não se orienta muito bem no espaço, não se desespere. Não é necessário decorar que o sol nasce a leste e se põe a oeste e nem como localizar esses pontos no seu terreno. O importante aqui é saber que:

Nos climas quentes, como aqui no Rio, o ideal é localizar os quartos voltados para a direção do nascer do sol. Dessa forma, há aproveitamento da luz da manhã, amena. E, na hora de dormir, o ambiente já estará resfriado e você não vai precisar dormir dentro de uma panela de pressão, certo?

Já para espaços comuns, como as salas, reserve o espaço voltado ao pôr do sol, dessa forma, o calor da tarde torna esses espaços confortáveis pra circulação durante o período do começo de noite e mantém o ambiente bastante iluminado, dispensando o uso de iluminação artificial.


  • Escolha das janelas.
Existem normas técnicas que ditam o tamanho das janelas para os cômodos, mas o que eu quero tratar aqui é o modelo.

 


Janelas de correr e modelos guilhotina, sempre terão perda do espaço de ventilação, pois não há como remover as folhas da área de ventilação (obviamente, rs).







Então, se sua casa será construída em um local muito quente, ou ainda, se você gosta de bastante ventilação, opte pelos modelos de abrir. Com essa escolha, você garante cerca de 90% de iluminação e ventilação. Quer melhor? :}

  • Paisagismo: arborização e espelhos d'água.
Sobre espelhos d'água só há uma coisa a ser dita: invista em um. Todos sabemos que água refresca. O corpo, a alma. O espelho d'água vai fazer o mesmo pelo seu imóvel. Além de ser muito agradável aos olhos e ouvidos, ele umidifica o ar, tornando o calor mais suportável. Se associado a um projeto de paisagismo, tornará o microclima da sua casa diferente até das construções ao redor.

Espelho d'água

Quando falamos de árvores, entretanto, é bom tomar alguns cuidados. NUNCA plante árvores com raízes rasas perto de calçadas e na área útil de seu terreno. As raízes vão crescer e danificar pavimentos e revestimentos. Tome cuidado também, com a escolha de árvores típicas da região, não adianta plantar vegetação de clima frio por aqui, só vai trazer sofrimento pro espécime que não se adaptará ao nosso clima, ok? 
Assim, ótimas recomendações são árvores nativas com porte médio como o ipê e a pitangueira. 
Por fim, se a árvore for ficar em região próxima à piscina, se atente para a caducidade das folhas, pois podem obstruir o encanamento da piscina.


Ipê roxo
Pitangueira


OBS.: Vale à pena lembrar que aqui no Rio, o plantio, transplantio, poda e corte de árvores são regulamentados pela prefeitura. Você NÃO pode resolver cortar e meter a machadinha na árvore, ok? Cuide do planeta que ele cuida de você!

Gostou? Compartilhe!

Enviar por e-mail! Blog this! Compartilhar no Facebook! Compartilhar no twitter! Reblogue-me! Pin it! Compartilhar no G+!




Um comentário:

Comente, tire dúvidas e deixe sua opinião :}